Só para assinantesAssine UOL

Chefe de gabinete na Prefeitura de SP é ex-cunhado de chefão do PCC

Conforme revelou a reportagem do UOL, o chefe de gabinete da Siurb (Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras) da Prefeitura de São Paulo, Eduardo Olivatto, tem empresa com sede em imóvel alugado a um dos principais fornecedores contratados pela secretaria para obra emergenciais.

Eduardo Olivatto é irmão da advogada Ana Maria Olivatto, ex-mulher de Marcos Willians Herba Camacho, o Marcola, chefe do PCC. Ana Maria foi assassinada em outubro de 2002, em Guarulhos.

Segundo as investigações, a morte ocorreu por causa de disputas de poder interno da organização criminosa paulista.

Não há indício de que a relação de sua irmã com o líder da organização criminosa tenha repercutido na trajetória de Olivatto, servidor de carreira da Prefeitura de São Paulo.

Eduardo Olivatto tem vínculo comercial com Fernando Marsiarelli, empresário que mais faturou com contratos emergenciais na gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Uma das empresas de Marsiarelli aluga um imóvel para empresas de Olivatto e sua mulher, Christiane Fernandes Florio Olivatto.

Marco Antônio Olivatto, outro irmão de Eduardo, é secretário no gabinete do deputado federal Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP).

Ele foi um dos fiadores da aliança com Ricardo Nunes na chapa em que o prefeito tenta a reeleição com o apoio do PL.

Eduardo Olivatto passou por diferentes cargos na Prefeitura até ser nomeado chefe de gabinete da Siurb no início de 2021, tornando-se braço direito do secretário Marcos Monteiro.

Continua após a publicidade

No mundo político, ele é apontado como uma das figuras mais influentes na secretaria de obras paulistana e responsável por manter uma atuação alinhada com o gabinete do prefeito Ricardo Nunes.

Além do cargo na secretaria, ele é dono de duas holdings — empresas cujo principal objetivo é controlar e administrar participações em outras empresas.

A primeira delas é a CGT Participações Empresariais LTDA, registrada no dia 10 de janeiro de 2023, com sede na avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, em Jurubatuba, zona sul de São Paulo.

A segunda é a Fernandes & Olivatto, com registro social assinado em 2 de maio de 2022 e registrada em 13 de janeiro de 2023, localizada na rua Professor Campos de Oliveira, a 400 metros.

Nas duas, Olivatto é sócio da esposa, Christiane Fernandes Florio Olivatto. Christiane ainda é dona de outra empresa, a CFFO Administração de Bens Próprios.

A Fernandes & Olivatto e a CFFO Administração de Bens Próprios têm como sede o mesmo endereço: um apartamento que pertence à Imóveis Ravello LTDA., de Fernando Marsiarelli.

Continua após a publicidade

Outro lado

Procurados pelo UOL, Eduardo e Christiane Olivatto negam haver relação entre os contratos assinados pela Siurb com a F.F.L. e o funcionamento de empresas particulares da família.

A assessoria de imprensa de Olivatto disse que o chefe de gabinete da Siurb "não participa de licitações".

Fernando Marsiarelli diz, por meio da sua assessoria, que tem uma "relação institucional, apenas", com o chefe de gabinete da Siurb.

Para ele, "não há conflito de interesses ou irregularidade, nem mesmo relação entre os dois fatos".

Marsiarelli atribui o bom desempenho de sua empresa junto à Siurb à "qualidade de entrega dos serviços".

Continua após a publicidade

Sobre o aluguel do imóvel, a assessoria de Olivatto informou que ele assinou o contrato em novembro de 2022, mas que o mesmo teria sido rescindido em 30 de janeiro deste ano.

As empresas, no entanto, continuam registradas no endereço, conforme dados da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo).

A Prefeitura de São Paulo informa, em nota, que Eduardo Olivatto "exerceu uma série de funções em diferentes pastas" desde quando foi aprovado em concurso, em 1988, e que não tem "ingerência sobre processos licitatórios."

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.